sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Semec inaugura terceira Eco-escola em Belém

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) inaugurou nesta sexta-feira (05/02), a Ecoescola Municipal Rita Nery, no bairro do Tenoné, em Belém. A cerimônia contou com a participação do prefeito em exercício, Anivaldo Vale, da secretária municipal de Educação, Therezinha Gueiros e outras autoridades convidadas, como o agente de Mosqueiro, Ivan Santos, a secretária de saneamento, Pilar Nogueira e o ex-secretário de saúde, Antônio Vinagre.


Com essa já são três ecoescolas implantadas no município. Em 2008, a Semec entregou a Ecoescola Profª Laís Fontoura Aderne e a Ecoescola Profª Allana de Souza Barboza. A primeira, no conjunto Paracuri II, em Icoaraci, e a outra no conjunto Ariri-Bolonha, no bairro Sideral. No fim do mês, uma quarta ecoescola no bairro do Tapanã terá as obras finalizadas, encerrando a primeira fase do projeto de escolas infantis com educação ambiental, desenvolvido pela Secretaria Municipal de educação (Semec).
O espaço, que atenderá cerca de 300 crianças com idades entre 4 e 5 anos, na educação infantil, tem o ensino voltado para a educação ambiental e funcionará nos turnos da manhã e tarde. As salas são adaptadas e divididas entre os temas expressão, jogos, natureza, sociedade, brinquedo, música, artes e multimeios.

O prefeito em exercício, Anivaldo Vale falou sobre a importância da educação na vida das pessoas, especialmente das crianças, e ressaltou o conceito de sustentabilidade, que será repassado para as crianças na escola. “Hoje é um dia muito especial, pois temos a satisfação de entregar esse espaço à comunidade. Essa foi uma obra feita com muito carinho. Fico feliz em saber que essas crianças serão educadas com consciência ambiental desde cedo”, declarou.
Quem aprovou a novidade foi Salomão Sobral, que matriculou as filhas Andressa e Vanessa na escola. “Eu e a mãe delas ficamos muito satisfeitos em saber que aqui elas terão acesso a essa nova metodologia. Assim, elas poderão aprender desde cedo conceitos importantes para uma vida melhor. Aqui encontramos uma excelente estrutura e estamos felizes por ver que a prefeitura não se esqueceu do nosso bairro”, disse Salomão.

As ecoescolas fazem parte de um programa educativo internacional, iniciado na Europa e propõem uma pedagogia inovadora, que busca despertar, desde cedo, uma consciência ecológica, valorizando os recursos naturais existentes. Em Belém, esse trabalho foi idealizado pela educadora Rita Nery, juntamente com a secretária municipal de educação, Terezinha Gueiros.

O nome da nova escola do bairro do Tenoné é uma homenagem à uma das idealizadoras do projeto das eco-escolas na cidade, cujo trabalho muito contribuiu para o desenvolvimento da educação no município.
A titular da Semec explicou como foi feita a seleção de professores e profissionais que vão atender as 300 crianças do bairro do Tenoné. A secretária falou também sobre o trabalho que vem desenvolvendo à frente da Semec. “Estamos fazendo um forte trabalho na área da educação, com a implantação de laboratórios, bibliotecas e reformas de escolas, além de inaugurações de novos espaços. É preciso destacar que não há país desenvolvido sem educação e é preciso valorizar a aprendizagem das crianças”, disse Therezinha Gueiros.